Notícias

Em live, especialistas ensinam exercícios práticos de Mindfulness para preparar alunos para o ENEM 


Na última terça-feira (31/10), o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e a Faculdade IDOR, com apoio da Faculdade Unineves, realizaram uma super live que teve como foco a preparação emocional e bem-estar de vestibulandos que se preparam para a prova do ENEM, que ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro. O evento se concentrou na teoria e prática do Mindfulness, uma técnica que visa a atenção plena e a consciência do momento presente, sem distrações.

O Mindfulness envolve práticas que treinam a mente para se concentrar em um único foco, por meio de meditações e exercícios respiratórios. Embora tenha raízes na meditação budista, essa abordagem foi adaptada ao longo do tempo para aplicação em contextos de saúde mental, terapia e bem-estar geral.

Mediado pela aluna da graduação em Psicologia da Faculdade IDOR, Carla Ramiarina, o evento contou com a participação de dois especialistas no campo educacional e de saúde mental: Guilherme Brockington, professor-doutor em Educação e mestre em Ensino de Ciências pela USP, e Ronald Fischer, pesquisador do IDOR e doutor em Psicologia Social pela Universidade de Sussex, Inglaterra.

Guilherme Brockington destacou que o treinamento em Mindfulness ajuda as pessoas a se concentrarem nas situações e, como resultado, melhora a capacidade de concentração em acontecimentos do dia-a-dia. Ele enfatizou como o Mindfulness pode contribuir para o controle da ansiedade e reduzir os distúrbios associados a ela, como compulsão alimentar e insônia.

Ronald Fischer destacou a importância da respiração controlada na prática do Mindfulness. Ele explicou que a respiração é o único processo fisiológico que podemos controlar conscientemente e que está diretamente relacionado ao funcionamento do cérebro. O controle consciente da respiração pode ajudar a reduzir o estresse e a focar nas questões da prova.

Ambos os convidados responderam a perguntas dos espectadores e compartilharam exercícios práticos e eficazes que podem ser aplicados na vida cotidiana. A live buscou fornecer ferramentas valiosas aos candidatos para enfrentar os desafios emocionais e de concentração durante o período de provas do ENEM e outros vestibulares.

Assista a live completa em: https://www.instagram.com/p/CzFKr4sON_A/