Notícias

Alta nas contratações para a área da saúde movimenta procura por cursos de graduação

Enfermagem, Biomedicina e Radiologia estão entre as profissões que se destacam entre quem quer iniciar uma nova carreira.

O mercado de trabalho vem mudando ao longo dos anos e, com a pandemia global da Covid-19, as oportunidades de empregos no setor de saúde continuam com registros positivos no país. De acordo com um relatório produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o número de pessoas empregadas no setor de saúde brasileiro chegou a 4,77 milhões entre julho e setembro deste ano, um crescimento de 1% em relação ao trimestre anterior.

Quando observamos o Nordeste, o número é ainda mais chamativo. A região teve a maior alta em novas contratações entre todas as regiões, somando 2,2% de aumento, índice acima da média nacional. Ainda de acordo com o relatório, a cada 100.000 habitantes da região, 1.629 pessoas estão empregadas na cadeia da saúde.

A área de enfermagem, por exemplo, se destaca entre as profissões e atualmente conta com um dos maiores níveis de empregabilidade do país, com 90% dos profissionais da área empregados, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem.

Com o aquecimento do setor, cresce também o interesse de estudantes na área da saúde. Dados divulgados pelo observatório da educação Superior, em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) e a Educa Insights, apontam aumento de 35% na procura de estudantes pelos cursos da saúde entre 2021 e 2022.

“Como a Enfermagem é uma profissão de alta empregabilidade e devido as competências geradas, há uma procura intensa pelo curso. Cada vez mais o mercado está em busca profissionais que tenham a técnica aliada ao atendimento humanizado e que consiga olhar o paciente como um todo”, analisa Telmo Schmitz, diretor da Faculdade UNINEVES, que prioriza em todos os cursos, as atividades práticas aliadas as conceituais, bem como o aprimoramento para que as condutas profissionais estejam aliadas ao cuidado junto ao paciente. Isto proporcionam desde o início do curso.

Além da Enfermagem, a Biomedicina também está entre as profissões em alta no mercado e tende a ser uma das grandes protagonistas de emprego e empregabilidade. Os biomédicos atuam diretamente na identificação, controle e geração de substâncias e procedimentos que tratam e previnem patologias, e hoje a profissão se destaca pelo aprofundamento no campo de pesquisas como da biotecnologia e genética.

Outro profissional imprescindível na área da saúde é o tecnólogo em radiologia, diante da crescimento e necessidade de exames cada vez mais precisos. Segundo a empresa de recrutamento on-line Catho, houve um aumento de significativo das vagas para esses profissionais durante a pandemia.

Buscando atender às demandas provocadas pelo crescimento do setor, a Faculdade UNINEVES oferece em João Pessoa cursos de graduação nas áreas de Enfermagem, Biomedicina e Radiologia.

Com 65 anos de história, a instituição de ensino integra um dos maiores conglomerados de saúde do Nordeste, o Grupo Neves, o que faz com que seus cursos de formação profissional sejam reconhecidos pela qualidade do ensino e pelas atividades práticas.

Ainda na faculdade, os estudantes podem contar com a estrutura de hospitais, clínicas e laboratórios da rede própria de saúde, para realização de visitas técnicas e estágios supervisionados.

Formas de ingresso

O estudante pode ingressar na Faculdade UNINEVES de quatro formas: através do processo seletivo da faculdade (vestibular); com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); transferência de outra instituição de ensino; ou através da segunda graduação. A Faculdade também abre oportunidades para alunos do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para mais informações, os interessados devem acessar o site da instituição (https://www.unineves.com.br/) ou pelo telefone (83) 99657-2490.