Fundo de Financiamento Estudantil – Fies

Fies

COMO FUNCIONA O FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação, criado em 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições privadas que participem do programa.

O Fies é organizado em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

O financiado paga as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

O Fies opera em fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade.

CONFIRA O PASSO A PASSO PARA SOLICITAR O FINANCIAMENTO

1° PASSO – INSCRIÇÃO NO SISTEMA DE SELEÇÃO DO FIES

O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o site do Fies e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o sistema.

Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o requerente acessará o Fies Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

2° PASSO – INSCRIÇÃO NO SISFIES

O estudante pré–selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até cinco dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.

3º PASSO – VALIDAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da Uninves em até dez dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

4º PASSO – CONTRATAÇÃO DO FINANCIAMENTO

Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu(s) fiador(es) deverão comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais agentes financeiros do programa.

Documentos necessários:

  • Declaração atualizada de ausência de renda.
  • Carteira de Trabalho.
  • Declaração atualizada de moradia cedida.
  • Declaração atualizada de renda mensal-atividade rural.
  • Declaração atualizada de rendimentos-autônomos.
  • Declaração atualizada de residência.
  • Declaração de união estável.

Fies

O que é
Fundo de financiamento estudantil para curso superior

Como funciona
Permite que o aluno curse uma faculdade privada e comece a pagar quando tiver renda

O que exige
– Mínimo de 450 no Enem
– Não ter zero em Redação
– Renda familiar de 3 a 5 salários-mínimos
– Não estar matriculado em curso de graduação ou pós-graduação

Inscrição
Todo o processo é digital. Acesse o tutorial no site do Fies

Contrato
Após validação das informações, o financiamento deve ser formalizado no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal